Edição de 2021 do Projeto "100 Minas na Rua" revitaliza espaços públicos na Lapa e no Bexiga

Por Giovanna Baria

Foto por Thiago de Mello

Ação de 100 grafiteiras toma as ruas de São Paulo, Fotos por Thiago de Mello

Protagonismo feminino no cenário urbano traz diálogo com a população
e grandes transformações a locais antes degradados


Nesta quarta-feira, 27 de outubro, o Galpão da Casa 1, no Bixiga - espaço de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+, se torna palco do projeto 100 Minas na Rua, que usa o grafitti para revitalizar espaços públicos degradados da cidade de São Paulo e dar visibilidade para as mulheres que praticam esta arte.

Essa é a quarta edição do evento que esse ano iniciou as atividades na viela Estevam Garcia, Pompéia. Com apoio do mandato da vereadora Erika Hilton e em parceria com a subprefeitura da Lapa e a Secretaria Municipal de Cultura, trouxeram ao espaço uma horta agroecológica, recapeamento, iluminação, bancos, parquinho e manutenção de todos os canteiros. “Há dez anos essa viela era ponto de prostituição para corpos trans como eu, e hoje, estamos aqui para convidar essas pessoas a se apropriarem e aproveitarem esse espaço”, comenta Rosalia Surreal, grafiteira convidada pelo projeto.

O projeto deste ano, que também conta com a parceria da Casa 1, espaço de acolhimento para pessoas trans em situação de vulnerabilidade, fará ainda uma Oficina de Graffiti para Mulheres comandada por Madô Lopez, umas das fundadoras do movimento 100 Minas na Rua, e Yayá, co-idealizadora do evento "Grapixurras das Minas". A partir de suas experiências pessoais e baseadas em estudos acerca da inserção da mulher na arte e mais especificamente nas artes urbanas, conduzirão a oficina voltada especificamente para o público feminino, que tem por objetivo criar um espaço seguro de trocas e construção sobre a experiência especificamente da mulher, mas deixando aberto esse espaço de diálogo para todas as expressões de gênero femininas, assim como pessoas não binárias ou de gênero fluído que queiram participar dessa construção.

A ação terminará com a revitalização do entorno da sede da Clínica Social da Casa 1, em parceria com outras grafiteiras e as próprias alunas, que terão a oportunidade de pintar na rua em um grupo de mulheres.


Sobre o 100 Minas na Rua

O 100 Minas na Rua é um movimento que desde 2018 realiza ações de grafitti com os objetivos de promover a representatividade feminina dentro do contexto das artes urbanas e revitalizar áreas degradadas ressignificando espaços públicos através da arte.

Sobre a Casa 1
A Casa 1 funciona como um ponto de cultura e acolhimento à população LGBT+ em situação de vulnerabilidade.
www.casaum.org

Serviço

100 Minas na Rua – Edição 2021 – Lapa e Bixiga

Oficina de Graffiti para Mulheres - de quarta a sexta (27 a 29 de outubro), das 19h às 21h - Galpão Casa 1 - Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista

Revitalização do espaço: sábado e domingo (30 e 31 de outubro), das 10h às 14h - Rua Lettieri, 65